Notícias em áudio da Conab. Informação direto da fonte!
Página Inicial
Sala de Imprensa
logo Conab

BOLETIM PROHORT: Mercados atacadistas apontam nova queda de preço das hortaliças

imprensa@conab.gov.br (CONAB - Assessoria de Imprensa) • 16 de agosto de 2022 às 14h41

Tipo de arquivo: MP3 - Tamanho: 6,97MB - Duração 3:44. (192kbps 44100Hz)

Baixe e Compartilhe o Episódio: Voltar   

No caso da batata, os preços começaram a cair a partir de maio, depois de um período de alta no início do ano. Com a safra da seca ainda no mercado e a entrada da safra de inverno, a disponibilidade do produto permaneceu elevada.

A cenoura e o tomate também já apontavam a preços mais baixos desde a última atualização do Boletim Prohort. Nesta edição, o preço médio da cenoura, na comparação com junho, teve queda de 12,75%, justificada pela grande oferta desta hortaliça, pois os demais estados produtores aumentaram seus envios aos mercados, juntando-se à oferta mineira. Já o tomate teve a queda nas cotações iniciada em julho após o pico de preços registrado em abril deste ano.

No caso da alface, a oferta diminuiu principalmente nos mercados da região Centro-Oeste, mas foi compensada pela pouca procura, que normalmente reduz no período das férias escolares.

Frutas – Dentre as frutas analisadas, banana, maçã, mamão e melancia tiveram um comportamento de alta nos preços. Já o preço da laranja ficou praticamente estável na maioria dos mercados.

O aumento da banana ocorreu em virtude da menor produção, tanto da variedade nanica quanto da prata. O mamão apresentou elevação das cotações e queda na quantidade comercializada, movimento semelhante ao mês anterior, porém com menor tendência de alta nas últimas semanas devido ao aumento das temperaturas.

A maçã registrou ligeira queda na comercialização, porém, também houve queda dos estoques nas câmaras frias, o que provocou maior controle da oferta e preços mais elevados. A queda na comercialização da melancia gerou aumento das cotações, mas também favoreceu a rentabilidade para os produtores. A colheita começou a se expandir no fim do mês no Tocantins e o plantio já começou no sul baiano.

Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são levantados nas Centrais de Abastecimento localizadas em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasília/DF, Recife/PE, Fortaleza/CE e Rio Branco/AC que, em conjunto, comercializam grande parte dos hortigranjeiros consumidos pela população brasileira. A íntegra do 8º Boletim Prohort pode ser acessada no Portal da Conab.

Serviço:
Acesse o 8º Boletim Prohort
Baixe o app Prohort para Android
Baixe o app Prohort para iOS

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
imprensa@conab.gov.br