Notícias em áudio da Conab. Informação direto da fonte!
Página Inicial
Sala de Imprensa
logo Conab

Boletim da Conab aponta oferta de frutas e hortaliças impactada por clima o que influencia nos preços

imprensa@conab.gov.br (CONAB - Assessoria de Imprensa) • 20 de março de 2024 às 16h04

Tipo de arquivo: MP3 - Tamanho: 9,24MB - Duração 5:29. (192kbps 48000Hz)

Baixe e Compartilhe o Episódio: Voltar   

As altas temperaturas registradas em importantes regiões produtoras de tomate, assim como as chuvas ocorridas em áreas de plantio de cebola influenciaram na oferta dos produtos nos principais mercados atacadistas, o que levou a um aumento nos preços de comercialização no último mês. É o que mostra o 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quarta-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O levantamento ainda mostra que a cenoura, em contrapartida, registrou queda nas cotações. O aumento na quantidade de raiz ofertada nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas é um dos fatores que explicam a redução. 

Já no caso da batata, os preços se elevaram, mas em menor intensidade se comparado com janeiro deste ano e dezembro de 2023. Esse arrefecimento da alta é justificado pela maior oferta do tubérculo. Vale destacar que o clima atrasou o plantio do produto e com isso a entrada da safra das águas com maior intensidade tende a ocorrer de forma mais tardia. No início deste mês, os preços na maioria das Ceasas analisadas, apresenta comportamento descendente, um indício de que a safra das águas tem seu ritmo de colheita acelerado, aumentando a disponibilidade do tubérculo nos mercados.

Frutas – Para as frutas analisadas pela Companhia, a maior alta ficou para a banana, com uma elevação na média ponderada de 20,41%. Ventanias e tempestades que prejudicaram os bananais da variedade nanica nas principais regiões produtoras, do norte catarinense ao Vale do Ribeira/SP reduzindo a oferta da fruta. Já a disponibilidade da prata é afetada pela entressafra pela qual passa a produção.

Para o mercado de laranja, fevereiro foi caracterizado pela elevação das cotações e oscilação da comercialização, em meio à continuidade da escassez da fruta nos pomares. Cenário semelhante foi verificado para a maçã, com instabilidade nas vendas e alta nos preços. Por outro lado, mamão e melancia tiveram movimento de queda nos preços. 

Destaque – Nesta edição, o destaque do Boletim traz informações sobre o Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e da Confederação Brasileira de Associações, Sindicatos, Lojistas de Ceasa e Afins (BR-Brastece).Realizado no início de março, no Rio Grande do Sul, o evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o Secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar,  Milton José Fornazieri.

Na ocasião, o ministro Wellington Dias anunciou a disponibilização de 4 milhões de reais para implantação de novos  bancos de alimentos nas Ceasas que não possuem tais equipamentos e outros 4 milhões para equipar e renovar os bancos já existentes.  

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br