Notícias em áudio da Conab. Informação direto da fonte!
Página Inicial
Sala de Imprensa
logo Conab

Boletim Prohort: Depois de cinco meses de alta, preços da batata registram queda no atacado

imprensa@conab.gov.br (CONAB - Assessoria de Imprensa) • 16 de abril de 2024 às 14h41

Tipo de arquivo: MP3 - Tamanho: 11,2MB - Duração 6:46. (192kbps 48000Hz)

Baixe e Compartilhe o Episódio: Voltar   

Depois de cinco meses de elevação, os preços da batata começaram a ceder nos principais mercados atacadistas do país. Em março, a média ponderada das cotações do tubérculo teve queda de 21,14%, em relação à registrada em fevereiro. A maior redução foi verificada na Central de Abastecimento (Ceasa) do Distrito Federal (- 61,81%), seguida da Ceasa Rio de Janeiro (-32,02%) e da Central de Pernambuco (- 22,81%). Os dados estão no 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (16) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os menores preços da batata foram verificados devido a maior oferta do produto e ocorreram mesmo com a elevada pressão de demanda, impulsionada pelos pratos típicos da quaresma, em particular, a Semana Santa. O boletim ainda mostra que esse movimento de queda continua nas primeiras semanas de abril.

Frutas – Em março, o movimento preponderante para os preços da laranja, mamão e melancia foi de alta. A maior elevação foi registrada na média ponderada do mamão, com incremento de 22,44%. De acordo com o Boletim da Conab, o calor e as chuvas no sul baiano e norte capixaba em fins de fevereiro e março, principais regiões produtoras da fruta, que comprometeram tanto o bom desenvolvimento quanto a qualidade e a colheita das frutas, influenciando na alta dos preços para as duas variedades de mamão.

Exportações – No acumulado do primeiro trimestre de 2024, o volume total enviado ao exterior foi de 239,4 mil toneladas, queda de 5,88% em relação ao primeiro trimestre de 2023, e o faturamento foi de U$S 284,7 milhões (FOB), superior 12,31% em relação ao primeiro trimestre de 2023 e de 25,61% em relação ao mesmo período de 2022.

Destaque – Nesta edição, o destaque do Boletim traz o início dos trabalhos da Conab, junto às Centrais de Abastecimento brasileiras, a fim de atualizar a publicação “Diagnóstico dos Mercados Atacadistas de Hortigranjeiros”, que teve a primeira versão divulgada em 2009.

“O documento busca demonstrar a importância das Ceasas como instrumento de abastecimento da população e o fortalecimento da agricultura brasileira, em especial a de pequeno porte e de base familiar. A revisitação dos temas da análise realizada em 2009, bem como a inclusão de novos itens na pesquisa, contribuirá para a abordagem atualizada e em sintonia com as demandas do momento e das expectativas de futuro”, pondera Juliana Torres, gerente de Produtos Hortigranjeiros da Conab.

Serviço:
Acesse o 4º Boletim Prohort
Baixe o app Prohort para iOS

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br