Produção de grãos na safra 2025/26 pode chegar a 353,8 milhões de toneladas, aponta perspectivas da Conab
Tipo de arquivo: MP3 - Tamanho: 4,84MB - Duração 6:03. (96kbps 48000Hz)
De acordo com as primeiras projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos na Safra 2025/26 poderá chegar a 353,8 milhões de toneladas e o de carnes em 32,3 milhões de toneladas, sendo ambos novos recordes da série histórica da estatal. Os dados estão na 13ª edição da “Perspectivas para a Agropecuária 2025/26”, publicação divulgada nesta quinta-feira (18) pela Companhia e realizada em parceria com o Banco do Brasil. De acordo com o presidente da Companhia, Edegar Pretto, a boa estimativa mostra a confiança do homem e da mulher do campo na atividade.
A ministra substituta do MDA, Fernanda Machiaveli, reforçou a importância dos levantamentos dos dados agrícolas para a tomada de decisão, tanto na esfera pública quanto na privada. Machiaveli ainda ponderou que a expectativa de uma nova safra ocorre diante de um cenário desafiador.
De acordo com o vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Gilson Bittencourt, nos últimos dois meses foram liberados mais de R$ 40 bilhões pela instituição para esta próxima safra. Diante dos cenários positivos que se apresentam, o vice-presidente de Agronegócios do BB analisou o papel da Conab ao apresentar as perspectivas para o ciclo 2025/26.
Segundo o secretário do Mapa, Wilson Vaz, a estimativa de recursos para se fazer a safra agrícola brasileira é da ordem de R$ 1,1 trilhão. Vaz lembrou que há recorde na oferta de recursos disponibilizados pelo governo federal a partir do Plano Safra, o que reforça as boas estimativas.
Também estiveram presentes na divulgação das Perspectivas os diretores da Conab de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto; Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide; de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos; e de Desenvolvimento, Inovação e Gestão de Pessoas, Lenildo de Morais.
De acordo com a projeção apresentada pela Conab nesta quinta, o resultado é influenciado pelo aumento na área cultivada, que deve sair de 81,74 milhões de hectares na última safra para 84,24 milhões de hectares no ciclo agrícola 2025/26. Já a produtividade média nacional das lavouras está projetada em 4.199 quilos por hectare na temporada 2025/26, redução de 2% se comparada com 2024/25.
Já no ano de 2026, a produção das três principais proteínas — bovina, suína e frango — está estimada em 32,3 milhões de toneladas. Caso se confirme, será um novo recorde na série histórica da Companhia, superando a atual projeção para este ano, de 32,1 milhões de toneladas. O resultado positivo é impulsionado principalmente pelo crescimento da produção de carne suína e de frango.
As informações sobre os cenários para produção de grãos, mercado de carnes, crédito rural, tecnologia agrícola e previsões climáticas que impactam na produtividade da próxima safra estão na publicação Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, disponível no site da Companhia.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br