Notícias em áudio da Conab. Informação direto da fonte!
Página Inicial
Sala de Imprensa
logo Conab

Boletim Prohort: Preços da cenoura caem nos primeiros dias de novembro

imprensa@conab.gov.br (CONAB - Assessoria de Imprensa) • 25 de novembro de 2025 às 15h28

Tipo de arquivo: MP3 - Tamanho: 5,77MB - Duração 7:30. (96kbps 48000Hz)

Baixe e Compartilhe o Episódio: Voltar   

Os preços da cenoura nos primeiros quinze dias deste mês registraram queda. É o que mostra o 11º  Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (25) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  O levantamento também traz o comportamento das cotações praticadas em outubro, quando os preços da raiz ficaram próximos da estabilidade, com ligeira redução de 0,32% na média ponderada.

A alface registrou, pelo terceiro mês consecutivo, queda na média ponderada das cotações. A oferta da folhosa em níveis elevados é um dos fatores que pressionam os preços para baixo. Outro motivo que explica a diminuição das cotações é a menor demanda pelo alimento, como verificado na Central de Curitiba diante do clima mais frio.

Banana e mamão também ficaram mais baratas na média ponderada dos preços em outubro, quando comparado com setembro. Para o mercado da banana, a queda na média ponderada das cotações foi de 4,14%, influenciada pela maior oferta da variedade prata.  No caso do mamão, as cotações iniciaram o mês em alta, impulsionadas pela maior demanda pela fruta e oferta reduzida. No entanto, após a segunda quinzena, os preços recuaram em razão tanto da menor demanda como do aumento da quantidade da fruta encontrada nos mercados analisados. 

Já a cebola, batata, tomate, laranja, maçã e melancia ficaram mais caras em outubro. Após um período de queda iniciado em junho, o preço da cebola voltou a subir. Na média ponderada, houve incremento de 12,24% em relação a setembro. Para a batata, os preços apresentaram movimento ascendente de 19,35%, mesmo diante do aumento da oferta nas Ceasas. No caso do tomate, os preços apresentaram uma leve tendência de alta, com crescimento de 3,97%, revertendo um movimento de queda registrado nos últimos meses. 

Dentre as frutas, os preços da laranja subiram 4,3% na média ponderada. O comportamento do mercado de maçã em outubro foi marcado por altas de preços em boa parte das Ceasas. Esse movimento está em consonância com a diminuição dos estoques das frutas nas câmaras frias. Para a melancia, o boletim aponta para uma troca dos principais estados fornecedores da fruta. Com isso os preços registraram leve alta de 1,88% na média ponderada.

Exportações – De janeiro a outubro deste ano, o volume total exportado foi de 1,07 milhão de toneladas, alta de 31,5% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento somou US$ 1,19 bilhão (FOB), alta de 13,47% frente ao registrado entre janeiro e outubro de 2024, como mostram dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Destaque – Nesta edição do Boletim Prohort, a seção Destaques das Ceasas aborda a importância estratégica das Ceasas como solução logística para o abastecimento das cidades.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
imprensa@conab.gov.br